Esta atividade é na sua essência um exercício de problema conhecido/ solução desconhecida. Promove e estimula essencialmente processos de COMUNICAÇÃO, CRIATIVIDADE e FOCUS NO OBJETIVO.
Cada equipa tem de idealizar, projetar e construir uma máquina Goldberg, com os meios e equipamentos específicos disponíveis em loja, realizando o maior número de transmissões de energia (movimentos entre vários objetos) de modo a que, essa energia chegue ao final da linha e consiga acionar um circuito elétrico. Mas mais do que isso, o objetivo é acionar a luz comum, o que só é possível se todas as equipas atingirem o seu objetivo.
Esta máquina tem de funcionar de acordo com a lógica da máquina de Rube Goldberg, ou seja, deve ser uma máquina que consiga através de um sistema complicado executar uma tarefa simples, utilizando uma reação em cadeia ou o chamado “efeito dominó”.
O sucesso deste desafio está associado a uma boa dose de criatividade e acima de tudo, a uma aposta em projetos fiáveis. O sucesso global duma companhia só será efetivo se existir sucesso nos projetos de todas as equipas e esta é a grande mensagem deste conceito de teambuilding.